12 setembro 2015

ILUSTRAÇÃO: MEUS MATERIAIS #1


Algumas pessoas me perguntam sobre quais materiais eu uso pra fazer os meus desenhos. E, com o intuito de responder a essas perguntas e outras que sei que ainda virão, só que mais detalhadamente (algumas vezes, por falta de tempo, não dá pra explicar tudo direitinho a quem pergunta nos chats), aqui estou. Porque, na verdade, não tem segredo algum.

Neste post, falarei sobre minhas canetinhas, lápis (de cor e grafite) e borracha. Esses são os materiais que, geralmente, uso. Digo geralmente porque, se vocês conhecem algum ilustrador, sabem que, onde houver algum material que torne possível o rabisco, lá o rabisco estará. Quanto aos papéis e outras superfícies nas quais eu desenho, voltarei num outro post falando sobre.

Bom, aqui na minha cidade não existem muitas opções de papelaria e lojas do tipo. E, pior que isso, as poucas que existem não oferecem uma variedade legal de produtos ($em falar no$ preço$ ab$urdo$). Sei que existe a opção de comprar via internet, mas, como uma "louca da papelaria", não posso passar na frente de uma com algum trocado no bolso que vocês já sabem no que dá. Compro mesmo. Aí acabo protelando a compra dos materiais por aqui, o que raramente acontece.

Procuro usar materiais básicos e bastante acessíveis (se você encontra em Jequié, provavelmente você encontrará em 99% dos lugares no mundo). E, por isso, acredito que vocês não terão dificuldade para encontrá-los. Segue abaixo a lista e a minha opinião sobre os materiais que uso atualmente:

Lápis Grafite Faber-Castell Eco Glitz: lápis nº2, ou seja, lápis B, segundo a própria marca. É um lápis escolar comum e fácil de encontrar, muito utilizado para a escrita. Porém, os lápis nº2 de algumas outras marcas não são tão pigmentados e não possuem a mesma maciez que os da Faber, sendo essas características dadas pela qualidade da mina.



Lápis Grafite Faber-Castell 9000: esse tipo de lápis, devido a alta qualidade da mina, é o ideal para desenhos, esboço e tudo o mais. Você pode encontrar ele em nove graduações distintas: 2H, H, HB (que são os de traços mais finos), B, 2B, 3B (intermediários), 4B, 5B e 6B (mais escuros e macios). Eu, particularmente, comprei avulso dois dos lápis de maior graduação (4B e 6B) por peculiaridade do meu traço.



Estojo Berol Karismacolor Graphite: esses são os meus queridinhos e os mais difíceis de encontrar. Na verdade, eu ganhei de presente do meu padrasto em uma viagem que ele fez à Inglaterra há uns 4 ou 5 anos atrás. O estojo vem com 12 lápis grafite -quais, infelizmente, já acabaram 3 que, no momento, não sei precisar quais- e agora são apenas nove comigo, sendo dois desses nove lápis grafite aquareláveis e, o restante, série B. Eu evito usar tanto pois não sei onde encontrar novos para comprar. Sem falar no preço que, por ser de uma marca importada e de qualidade, deve ser um tanto caro. A mina é bastante macia e pigmentada.



Caneta Faber-Castell Grip Finepen 0.4mm: são canetas que eu uso para o contorno, já que sua ponta é ultrafina (0.4mm) e adequada tanto para isso quanto para a escrita comum. Seu corpo possui esferas antideslizantes e isso é um ponto positivo, já que dá mais firmeza ao traço. Apesar de sua grande variedade de cores, eu possuo apenas duas (preta e marrom), já que não são tão baratas, embora sejam as que mais utilizo.



Lápis de Cor Jumbo - 12 Cores + Apontador: esse lápis de cor é indicado para crianças que estão tendo seu primeiro contato com o lápis. Eles tem o corpo grosso e isso dá firmeza ao traço. A mina é super macia e, acredito que, pela grossura do lápis, as pontas são bem resistentes. Juntamente ao lápis de cor, vem um apontador apropriado -semelhante aos apontadores de lápis de olho que as meninas conhecem -, já que não é possível apontar este lápis em apontadores comuns.



Caneta Hidrocor Staedtler Noris Club Ponta Dupla - 12 Cores: confesso que me decepcionei um pouquinho com esse hidrocor. Por ser de uma boa marca, minhas expectativas eram mesmo grandes. Ele vem com duas pontas -uma fina e outra grossa- resistente à pressão e tampa antiasfixiante. A tinta é à base d'água e, quanto à pigmentação, achei um tanto rala. Além disso, molha bastante o papel, sendo preciso redobrar o cuidado para não rasgar.



Borracha Faber-Castell Max Neon: bem básica mesmo, mas apaga muito bem. Nunca tive frescura com borracha não, mas confesso que tenho uma quedinha por essa que tem uma apagabilidade fantástica e fórmula livre de PVC. Ela vem com uma capinha protetora ergonômica que ajuda a manter boa parte sempre limpinha, além de tornar mais fácil o manuseio.



Embora eu não tenha comprado nada disso através da internet, vou deixar abaixo os links de algumas lojas/papelarias online confiáveis onde você pode encontrar esses e outros materiais. Caso vocês conheçam alguma outra loja também de confiança, entra em contato comigo, vou adorar conhecer.

9 comentários:

  1. Uiuiuiiiiiiii amei o post, eu indico as canetinhas da BIC são perfeitassssssss, tenta experimentar vc vai amar.
    Tu "fecha" nega, sucesso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q bom q gostou, lili <3
      quais canetinhas? hidrográficas?
      muito obrigada flor
      super bjo
      volta sempre, viu?!

      Excluir
  2. Materiais super simples =D
    Não me dou bem com essa borracha... sempre borra!
    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sim, procuro usar os mais simples possíveis mesmo
      puxa, sério q vc n se dá bem c ela? :(
      será q n é pq da gramatura e qualidade do papel ou superfície na qual vc apaga c ela?
      fico muito feliz q vc tenha gostado das dicas <3
      volte smp, super bjo, mi *u*

      Excluir
  3. PARA TUDOOOO
    Layout lindo <3 amei a fonte mulheeeer!
    E ótimos materiais, ja tive a borracha e é realmente muito boa ❤!! Gostava muito dela.
    Beijos

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oun karol <3
      fico muito feliz q vc gostou, sou fã do seu blog e visito sempre *u*
      essa borracha é meu amorzinho rs
      super beijo e volte sempre

      Excluir
  4. Adoro ver os materiais q outros ilustradores usam pq acaba q sempre a gente conhece algo novo e interessante pra experimentar. Eu também tenho essas canetinhas da Staedler e achava que o problema era só comigo. Elas molham muito o papel mesmo, e se não tivermos cuidado, fazemos caca no desenho. Em contrapartida, adoro essa borrachinha da Faber castell!! Ela é ótima né? Haha parabéns pelo post! Seu blog eh lindo!! Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o comentário foi identificado, mas por via das dúvidas, sou a Nathália, do @naodisse !!

      Excluir
    2. oie nath! foi como desconhecido, mas dps q logou ficou 10!
      essas canetinhas da staedler são muito molhadinhas e requer muito cuidado
      e, sim, as borrachas da faber são ma-ra-vi-lho-sas! amo <3
      muito obrigada, viu?
      um super bjo e volte smp

      Excluir